sábado, 10 de agosto de 2024

NOS BASTIDORES DO CINEMA

 

Para os amantes da sétima arte, existem inúmeros registros curiosos de bastidores, que revelam detalhes, curiosidades, e fatos divertidos a respeito de como grandes filmes foram feitos, bem como tudo aquilo que estava por trás de cenas icônicas que ficaram gravadas nos corações e mentes de todos que apreciam um bom filme.

A seguir, alguns desses flashes. E reiterando a velha máxima de que "uma imagem vale mais do que mil palavras" - mas pode também ser acompanhada por algumas!


BATMAN, O CAVALEIROS DAS TREVAS (The Dark Knight, 2008)
Um sorumbático e temível Coringa (o genial e falecido Heath Ledger, Oscar póstumo por esse papel) fica de ponta cabeça - pra valer! - para uma das cenas conclusivas desse grande sucesso do cineasta Christopher Nolan.


O SILÊNCIO DOS INOCENTES (Silence of the Lambs, 1991)

Durante os primeiros ensaios para as cenas desse famoso filme, provavelmente o falecido diretor Jonathan Demme queria testar a "selvageria" do grande Anthony Hopkins no papel do maníaco Hannibal Lecter. O modo? "Ora, vamos lá, me ataque!"



PERSEGUIDOR IMPLACÁVEL (Dirty Harry, 1971)
Um registro que mostra que, muitas vezes, os atores realmente dispensam dublês e põem eles mesmos a mão na massa - por vários motivos, ou porque acham que a cena não é tão perigosa ou difícil de fazer, ou porque o enquadramento da câmera pede, ou etc, etc... Nesse caso, Clint Eastwood, como o tira casca grossa 'Dirty' Harry Calahan, resolveu pular em cima do ônibus que o bandidão psicopata do filme dirigia, conforme o roteiro pedia na sequência final da fita. E ficou uma bela cena.


OS INTOCÁVEIS (The Untouchables, 1987)
Esse é um clássico moderno do cinema policial, que conta como a trupe de Eliot Ness (Kevin Costner) conseguiu por o lendário mafioso Al Capone atrás das grades, na Chicago dos anos 1930. Uma paradinha pro lanche durante filmagens na fronteira com o Canadá... e pronto, Kevin Costner, futuro diretor de sucessos como "Dança com Lobos", não resiste e quer experimentar uma das câmeras. Alguém clica a alegria da turminha de 'intocáveis': da esquerda para a direita, Kevin, Charles Martin Smith, Andy Garcia, e o lendário Sean Connery (que ganhou o único Oscar de sua carreira por este filme).


APOCALYPSE NOW (1979)
Uma das epopeias de guerra mais insanas já filmadas, esta mítica produção praticamente levou à loucura o diretor Francis Ford Coppola, o elenco principal envolvido, e toda a equipe de produção, câmeras, contra-regras, figurinistas, todo mundo. Por que? Praticamente um ano inteiro de filmagens nas selvas das Filipinas, recriando o pesadelo do conflito do Vietnam, com orçamento estourado e enfrentando mudanças bruscas de roteiro de um Coppola cada vez mais pirado, tempestades avassaladoras, e toda sorte de infortúnios - incluindo um ataque cardíaco quase fatal do ator principal, mais estressado que tudo, Martin Sheen (coitado...). Aqui, Coppola e Sheen vislumbram parte do cenário tenebroso do grupo de fanáticos do Coronel Kurtz (Marlon Brando), preparado para a assombrosa sequência final. Creepy!



CONTA COMIGO (Stand By Me, 1986)
Grande sucesso de bilheteria daquele ano, dirigido por Rob Reiner, este é o drama/comédia de humor negro inspirado no livro de Stephen King, que conta a história de um grupo de garotos que disputam uma aposta para conseguirem encontrar o corpo de um outro menino do colégio, morto em uma floresta. Este é o elenco de atores mirins principal, brincando na grua durante as filmagens: Corey Feldman, Jerry O'Conell, Will Wheaton, e mais na ponta à direita, segurando a claquete, o astro juvenil River Phoenix (irmão de Joaquim Phoenix), tristemente falecido por problemas com drogas, alguns anos depois.


OS CAÇA-FANTASMAS (Ghostbusters, 1984)
O grande sucesso de 1984, foi uma produção bastante inspirada e divertida, por trás das câmeras. Algumas vezes, os familiares dos atores principais iam visitá-los nos sets de filmagem - e aqui temos um momento fofo do caça-fantasma intelectual Egon (Harold Ramis), com sua filha na vida real, Violet. Infelizmente, Ramis faleceu em 2014 e deixou saudade... Ele seria homenageado no reboot da série lançado em 2021, "Caça-Fantasmas: Mais Além".



CONTATOS IMEDIATOS DE 3º GRAU (Close Encounters of the Third Kind, 1977)
OK, aí você vê essa foto e se pergunta: "mas peraí, tem um alien fazendo um filme sobre eles mesmos?". Steven Spielberg é um cara que simplesmente sempre adorou brincar com as criaturas que ele inventava para suas produções, nos bastidores - vide as fotos que também existem por aí dele. na boca do animatrônico de seu também famoso Tubarão (1975). Aqui, ele resolveu deixar um dos E.T.zinhos da fita no comando das filmagens.


O PODEROSO CHEFÃO 2 (The Godfather part 2, 1974)


Você não os vê juntos no filme hora nenhuma, pois pelo modo como a trama é construída, isso é impossível: Al Pacino interpreta Michael Corleone, o filho e herdeiro do império de Don Vito Corleone (que no primeiro filme, era desempenhado por Marlon Brando). E Robert DeNiro interpreta Don Corleone - mas a sua versão mais jovem, nas partes do filme em que a trama se passa toda em flashbacks que contam como ele, pai de Michael, se tornou o poderoso chefão. Assim sendo, eles não contracenam lado a lado em um take sequer desse clássico. Mas a amizade desses grandes atores já estava ali, registrada em encontros e conversas nos bastidores dessa outra obra-prima do diretor Francis Ford Coppola.

O RETORNO DE JEDI (Star Wars - The Return of the Jedi, 1983)
Não é bem uma cena de bastidores das gravações do último episódio da série original de Star Wars - Guerra nas Estrelas, a primeira trilogia clássica idealizada por George Lucas. Mas os figurinos e personagens saíram direto das filmagens, para alguns cliques divertidos que sairiam na revista de variedades Rolling Stone, da época: Princesa Léia (Carrie Fisher, belíssima), numa pose pra lá de serelepe com o vilão icônico Darth Vader (esse, não temos registro se era o ator que o desempenhava mesmo, ou algum dublê para as fotos). Símbolos eternos de uma saga dos cinemas que agita os fãs até hoje.


OS BONS COMPANHEIROS (The Goodfellas, 1990)
Uma das grandes obras de Martin Scorcese, desde sempre. Aqui, vemos a filmagem da cena em que o esquentadinho e psicótico Tommy (Joe Pesci) chega aquela bifa em um de seus desafetos, com a ajuda de Jimmy (Robert DeNiro). É um daqueles enquadramentos violentos típicos do mestre Scorcese. 


A HORA DO PESADELO (A Nightmare on Elm Street, 1985)
O primeiro de uma grande série de filmes com o horripilante invasor de sonhos da galerinha jovem, Freddy Kruger, interpretado na versão clássica por Robert Englund. Aqui, ele curte um sonzinho em uma das "febres" da época, o portátil Walkman, que tocava fitas cassete. Detalhe: olha quem está logo atrás dele, e que fazia parte do elenco do filme - um super jovem Johnny Depp.



MATRIX (1999)
Muita gente não imaginava, mas nessas cenas não rolou CGI - foi tudo efeito prático mesmo. Suspensos por cabos, que desapareceriam com o uso de chroma key, Keanu Reeves e Hugo Weaving voam e trocam tiros.


O EXTERMINADOR DO FUTURO 2 (Terminator 2, 1991)
O perfeccionista diretor James Cameron realiza testes de câmera com o braço robótico do exterminador, acompanhado pelos olhares de um atento Arnold Schwarzenegger.


O IMPÉRIO CONTRA-ATACA (Star Wars: The Empire Strikes Back, 1981)
E então, tinha curiosidade de saber como eram filmados aqueles letreiros que sobem, situando a história que ocorre, no início dos episódios da saga de Star Wars - Guerra nas Estrelas? Pois bem, pelo menos nos filmes originais, era assim: uma câmera especial era posicionada sobre uma prancha com iluminação adequada e uma placa com o texto escrito, que ia subindo e sendo filmada em um determinado ângulo para dar aquele efeito que vemos nas lendárias aberturas dos filmes. Aqui, um exemplo do segundo episódio da trilogia antiga e clássica, O Império Contra-Ataca. Eis a magia do cinema acontecendo.

--- x ---

Quer fazer parte do nosso grupo de WhatsApp, e receber nossas postagens e matérias fresquinhas, assim que saem, para ver direto no seu celular? Vem, acho que você vai gostar! 

Aqui:   https://chat.whatsapp.com/L3RhRnX6AlxFFY9SmzsiwS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS FACES DO MAL, SEGUNDO FRIEDKIN

Para o icônico diretor de cinema William Friedkin - falecido há pouco mais de um ano, em 7 de agosto de 2023, aos 87 anos - a vida do ser h...