terça-feira, 15 de abril de 2025

OLHA O GOLPE!

 

Acabou que "golpe" voltou a ser uma palavra da moda. Ou talvez, nunca tenha saído. 

A despeito das referências a certas situações ocorridas na última transição de poder do Poder Executivo Federal (2023/24), o que mais ganha as páginas de noticiários e sites é aquele tipo de golpe mais rasteiro mesmo, constituído pelo ato de ludibriar, enganar e iludir outrem, com o objetivo de aquisição de vantagens financeiras, o que se configura na seara do eternamente popular tipo criminal do art. 141 do Código Penal Brasileiro, o famigerado estelionato.

O intuito de evidenciarmos esse tipo de postagem aqui é muito mais como uma forma de utilidade pública, do que qualquer outro. Muitas pessoas ignoram perigos, são mais inocentes, e se deixam levar por mensagens atraentes e soluções miraculosas, principalmente nas redes sociais, como veremos adiante. A situação difícil na economia brasileira, com uma carestia enorme, custo de vida elevado e juros bancários altíssimos, deixa todo mundo apavorado com as finanças, os nervos à flor da pele, e aquele usual desespero para conseguir saldar as dívidas, propiciando um ambiente altamente favorável para golpistas que oferecem soluções de "dinheiro fácil".

Redes sociais: território fértil para a malandragem brasileira
 

O Brasil é ainda um país com um nível muito alto de desinformação - não em termos quantitativos, mas qualitativos; com os meios digitais, informação tem muita, mas falta a de boa qualidade. Assim sendo, ajude quem tem um nível de entendimento menor que o teu: divulgue os fatos que serão aqui mostrados, para o maior número de conhecidos possível.

Nos últimos tempos, redes sociais mais populares e repletas de usuários, como o Facebook, Instagram e X (Twitter), passaram a ser inundadas por anúncios de empresas financeiras, prometendo empréstimos facilitados de valores em poucos passos, em pouco tempo, e cumprindo os menores quesitos de contratação possíveis. Para se ter uma ideia, são anúncios direcionados principalmente a negativados e protestados, pessoas já afundadas em dívidas, e com pouca ou nenhuma chance de contratação de empréstimo pelos bancos mais usuais.

As chamadas são enfáticas: tudo na maior facilidade. O dinheiro sai rapidinho, rapidinho!

Aposentados e pessoas de menor instrução são os principais alvos desses tipos de estratégia digital criminosa.

Aqui temos alguns exemplos bem constantes, retirados do Instagram:




CredFácil: nesse, até a imagem da Patrícia Abravanel é utilizada...

Se a pessoa desesperada por dinheiro topa se inscrever e fazer a solicitação do valor que precisa, ela é levada a telas iniciais onde informará o seu CPF, e logo em seguida, vários dados pessoais seus são coletados. Para dar sempre uma maior impressão de segurança, e de que se trata de uma operação verdadeira, volta e meia aparece alguma mensagem dizendo que os seus dados estão protegidos, e que nenhum outro pedido será feito por outros meios, seja e-mail ou telefone (mas é claro, tudo que precisam coletar sobre você, já estão coletando aqui!). 

Depois de toda uma jornada de solicitação de dados e confirmações, frisando que dentro de poucos minutos o dinheiro será liberado na sua conta (enviado por Pix), chega a hora em que você é obrigado a dar a "contrapartida": o sistema explica que essa operação, segundo as regras do Banco Central, só pode ocorrer se a pessoa pagar antes um "seguro obrigatório" pelo empréstimo - uma espécie de garantia de que está financiando e vai pagar as parcelas depois - e aí pronto: chega a hora em que você é levado a uma outra página, onde tem que gerar um código Pix 'copia e cola', e pagar no mesmo momento, senão seu empréstimo não será liberado.

Não são valores muito altos. Uma média de 35 a 50 reais, em alguns casos - mas há outros em que o sistema gera valores maiores.

E se a pessoa pagar, adivinha? Vai ficar esperando o tal empréstimo cair na conta bancária dela, que nunca vem...

O famoso site de denúncias ReclameAqui já está repleto de relatos dessa natureza, relacionados aos mesmos fraudadores. Confira:







O grande problema é que, em todos esses casos, robôs de IA (inteligência artificial) estão gerenciando os atendimentos, colhendo dados essenciais das vítimas, como CPF, endereço, e-mail e renda (que acabam formando grandes bancos de dados, compartilhados com outros golpistas, para outras tentativas), e direcionam tudo da forma mais automática possível, facilitando e agilizando muito a dinâmica do golpe. Tudo feito para acontecer da forma mais rápida, e a pessoa não perceber (e nem entender) que está caindo no papo do empréstimo. Os próprios sistemas são feitos para induzir a pessoa ao erro.

A Polícia Federal e as Polícias Civis dos Estados já tem divulgado, recentemente, operações visando desbaratar várias dessas "centrais do golpe", que muitas vezes, acabam sendo escritórios ou salas de computadores de fundo de quintal, onde são geradas páginas e formulários de IA o dia inteiro, direcionando os incautos das redes sociais ao prejuízo. 

Apreensão de computadores de uma 'central do golpe', ano passado em São Paulo

A maioria desses perfis nem aparecem como fixos, se você efetuar uma busca normal por eles nas redes sociais. Eles ficam transitando e mudando de nome, como mais um indício fortíssimo de que são automaticamente gerados, e como forma de não serem denunciados e rastreados. Outra coisa bem interessante é que, se você for olhar nos comentários das postagens que oferecem os empréstimos, não há uma reclamação sequer dos mesmos! - sempre muitos elogios artificiais, inúmeros, falando o tanto que foi fácil, que foi rápido, que é uma maravilha... Tudo relato gerado por máquina também.

Hoje em dia, portanto, nos encontramos nessa condição terrivelmente perigosa, em que nem é mais o homem tentando passar o homem pra trás, mas o homem e a máquina, juntos, tentando passar o homem pra trás. A falta de vergonha da pilantragem, em tentar fazer o cidadão de trouxa, virou uma coisa alarmante. Um desassossego só.

Continua sempre valendo, portanto, aquela eterna máxima, de que "nada fácil demais é bom ou verdadeiro". 

Abra os olhos se, para auferir algum valor, de qualquer quantia que for, você tiver que cumprir a condição de pagar antes algum outro valor, para qualquer finalidade ou por menor que seja. É golpe.






 --- x ---

Quer fazer parte do nosso grupo de WhatsApp, e receber nossas postagens e matérias fresquinhas, assim que saem, para ver direto no seu celular? Vem, acho que você vai gostar! 

Aqui:   https://chat.whatsapp.com/L3RhRnX6AlxFFY9SmzsiwS


Nenhum comentário:

Postar um comentário

VIAGEM NO TEMPO... AOS ANOS 80

Já teve um desse? Hoje, algo para a galera que fica desesperada por aí para montar uma boa playlist da década que marcou muita gente, mas q...