A partir do momento em que você se torna um cinéfilo pra valer - uma pessoa admiradora da sétima arte, que se aprofunda cada vez mais na linguagem do cinema como analista de toda a sua magia e possibilidades - passa a se tornar imprescindível dar um belo mergulho naquele que foi um dos movimentos cinematográficos mais inovadores e revolucionários dos nossos tempos. E que passou a receber a alcunha de "A Nova Hollywood".
Foi quando o sistema para se produzir, realizar, e trabalhar os padrões de narrativa dos filmes norte-americanos mudou radicalmente, com os grandes estúdios passando o controle autoral e criativo das obras para as mãos de toda uma nova geração de talentosos roteiristas e diretores, e estabelecendo um paradigma inédito, que iria contra o domínio dos produtores milionários de Hollywood. Foi a partir de então que gente como Francis Ford Coppola, Martin Scorcese, William Friedkin, Sidney Lumet, Sam Peckinpah, Arthur Penn, Terrence Malick, Peter Bogdanovish, Brian DePalma, e muitos outros puderam mostrar o seu valor, e novas e refrigeradas ideias vieram à tona para retirar a mesmice em que o cinema se encontrava, até meados de 1965/66. A gente recomenda você a se aprofundar na obra desses grandes mestres, e um pequeno aperitivo começa por aqui, com flagras inóspitos das filmagens de alguns desses grandes clássicos, retratando um ambiente dinâmico, criativo, e cheio de inovações e improvisos. Algumas imagens falam mais do que mil palavras.
William Friedkin montando o novo sistema de câmeras para filmar perseguições de dentro dos carros, no revolucionário 'Operação França' (1971). No banco da frente, Gene Hackman.
Warren Beattty e Faye Dunaway - se preparando para filmar o banho de sangue do clássico 'Uma Rajada de Balas' , de Arthur Penn (1967).
Que trio... O diretor Martin Scorcese (com seus sempre marcantes óculos), Harvey Keitel e Robert DeNiro, no set de 'Taxi Driver' (1976).
Sissy Spacek, cheia de sangue falso, dando um tempinho no massacre promovido por sua 'Carrie, a Estranha' (1973), para um cigarrinho.
DeNiro comemorando os seus 34 anos de idade, em plenas filmagens de 'O Franco Atirador' (1977). Ao fundo, John Cazale e o diretor Michael Cimino.
Clint Eastwood - ou melhor, Harry Calahan, o sujo - tenta demonstrar o melhor posicionamento de câmera para a sua letal Magnum 44, ao diretor Don Siegel: 'Perseguidor Implacável' (1972).
Sissy Spacek e Martin Sheen, bem novinhos. Início das filmagens do incrível 'Terra de Ninguém' (1973).
A equipe do icônico road movie 'Sem Destino' (1969), capitaneada por Dennis Hopper e Peter Fonda, se prepara para filmar a cena da 'bad trip' no cemitério.
Steve McQueen troca uma ideia sobre uma cena de ação com o diretor Sam Packinpah, nos sets de 'Os Implacáveis' (1972).
Dustin Hoffman recebe a maquiagem de sangue que o faz representar o único sobrevivente de um massacre histórico do Oeste, em 'O Pequeno Grande Homem' (1970).
E esta é uma das célebres sessões de maquiagem de Marlon Brando, o mito, para representar 'O Poderoso Chefão' (1972), Don Vito Corleone. Ao fundo, Coppola, o diretor, se diverte.
Mais um flagrante de 'Poderoso Chefão'... dessa vez mostrando que, por trás das câmeras, a cena do preparo do cadáver de Sonny Coleone, com James Caan se levantando, não foi lá tão triste.
Mais uma do trio parada duríssima: Scorcese no meio, com DeNiro à esquerda, e Keitel à direita. Filmagens do emblemático 'Caminhos Perigosos' (1973).
Al Pacino recebe instruções do diretor Sidney Lumet, para uma das cenas tensas do policial 'Serpico' (1974).
Muitos talvez não saibam, mas lá estava ele, já atuando como produtor e ajudando no movimento da Nova Hollywood: um jovem Michael Douglas, junto com Jack Nicholson e o diretor Milos Forman, nos sets do clássico 'Um Estranho no Ninho' (1975).
--- x ---
Quer fazer parte do nosso grupo de WhatsApp, e receber nossas postagens e matérias fresquinhas, assim que saem, para ver direto no seu celular? Vem, acho que você vai gostar!
Clica ou toca aqui: https://chat.whatsapp.com/L3RhRnX6AlxFFY9SmzsiwS
Nenhum comentário:
Postar um comentário