sexta-feira, 21 de novembro de 2025

POR QUE CONTINUAR?

Cultura pop - incluindo música, literatura e cinema - tecnologia, atualidades e críticas sobre costumes e sociedade em geral: temas que nosso blog tem abordado, desde o seu início.


Diriam alguns: eis a pergunta de 1 milhão de dólares. 

Diante de todas as dificuldades da vida, dos tantos contratempos, das coisas que se mostram arrasadoras e desanimadoras de nossos sonhos, é realmente uma pedra maciça do questionamento e da consciência: por que continuar? O que nos faz seguir? O que nos move e motiva, apesar de todas as intempéries?

Isso em todos os sentidos. Mas, por hora, vou me ater a esta atividade específica aqui, de persistir em escrever para um blog. Em ainda tentar disseminar e agradar através de uma arte em franco declínio, que é a arte da escrita.

Parei por uns três meses, período sabático mesmo. De descanso e reflexão. Ponderando se valia a pena continuar tocando isso aqui. As pessoas não leem mais, fui recomendado por várias pessoas amigas e conhecidas a tentar migrar para a "coisa do momento", criar canal no YouTube, partir pro lance de ser um influencer, batalhar views, likes e engajamento, entrar naquela selva pantanosa de produzir incessantemente, ficar doido de burnout e driblar direitos de som e imagem, ah mas que merda, eu que nem gosto muito da minha imagem em vídeo, ia ter que criar equipe, arrumar equipamento bom (inevitável a partir de certo momento, se a coisa surte efeito), ficar inventando umas pautas que dependem de MUITO trabalho de edição, me proteger dos haters e strikes, e tudo o mais, blá-blá-blá, e blá-blá-blá.

Quer saber?

Dane-se. Não animei.

Quem quiser ler, seguir, e continuar acompanhando este humilde blog aqui, do jeito que ele é, que continue. Quem não quiser, prazer, foi bom te conhecer, segue com Deus e cada um no seu caminho. Eu vou continuar nesse meu aqui, não importa quantos leiam ou deem moral.

As pessoas hoje estão muito acomodadas. Querem saber só de ficar vendo e ouvindo vídeo, na leseira, e estão esquecendo dessa coisa boa que é LER. Simplesmente ler, se deleitar com um bom texto, algumas boas fotos, e tal. 

Quando me falaram que os jornais impressos estavam entrando em decadência com o advento dos sites de notícias na internet, lá pelo início dos anos 2000, eu não imaginava que o buraco ia se encompridar tão mais pra baixo. A coisa tá feia. O nível intelectual do povo desceu muito a ladeira, e eu francamente atribuo isso ao fato das pessoas andarem largando de ler. LER, ler mesmo! Pegar a palavra escrita e abstrair a partir dela, trabalhar a mente, exercitar o tutano. 

Há uma estimativa de que, no Brasil, a proporção de leitores na população brasileira caiu para 47% (em 2024), uma redução em relação aos 52% registrados em 2019, de acordo com a 6ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (divulgada em 2024, comparando dados com a edição de 2019). Isso relacionado a livros e impressos periódicos, mas que também pode ser aplicado a sites em geral. Um dos fatores que contribuem para essa queda, segundo a coordenadora da pesquisa, Zoara Failla, é que a internet e as redes sociais estão "roubando o tempo do livro", sendo usadas como principal atividade no tempo livre, especialmente entre as camadas mais ricas e com ensino superior. Olha só que escabroso. 

Eu não vou contribuir para aumentar esses números tristes (e graves). Continuarei valorizando a escrita e a leitura, por meio desta simples mídia que é o BLOG, que pode ter todas as suas mazelas e deficiências, mas que eu ainda prezo muito.

E se você está lendo isso aqui, e está gostando, que bom, que privilégio ter você aqui comigo! Eu te saúdo, e te convido a continuar. Demos uma reformulada visual no blog, com a intenção de deixá-lo com uma cara mais leve, limpa, e mais convidativo, e continuarei produzindo e postando aqui, no meu tempo e conforme minhas possibilidades, mas é sempre um prazer muito grande saber que você está aqui comigo, e me prestigia. Sigamos. 

Obrigado!



- - - E DÁ-LHE MAIS BEATLES NO CRÂNIO! - - - 

Iahuu! Pois é, tá vendo só, como são as coisas hein?

Lá em novembro de 2023, quando começamos neste espaço - ou seja, há exatamente dois anos atrás - o assunto da postagem era como os então recentes lançamentos de Beatles e Rolling Stones pareciam cravar o adeus definitivo de ambos os lendários grupos, em termos de novidades no universo pop. Os Beatles, com mais um single contando com a participação virtual e post mortem de John Lennon, favorecida pela tecnologia ("Now and Then"), e os Stones, com o álbum Hackney Diamonds

Pois então, não foi bem assim.

Eis que já surgiram recentemente novos rumores de (mais uma!) turnê mundial dos Rolling Stones, e os Beatles relançam agora, ainda no final deste mês, o célebre projeto Anthology, remasterizado e todo renovado como parte de seu catálogo em parceria com a Disney, onde será exibido em episódios, tal qual fora quando originalmente idealizado e lançado, lá nos idos de 1995, nos canais de TV do mundo inteiro.

É aquele famoso e detalhado documentário que conta a história da trajetória completa da banda, através de depoimentos dos seus próprios integrantes, e que trazia acoplado ao seu lançamento um conjunto de discos (e agora, faixas de streaming), com diversas versões e gravações inéditas ou alternativas de seus sucessos.

Eu, que presenciei e vivi o frenesi todo da coisa naquela época dos anos 90, já fiquei embasbacado só de ver o teaser e alguns trechos já divulgados trazendo novas cenas, novas faixas, e tudo com uma qualidade digital absurdamente maravilhosa, que deixa comendo poeira a versão antiga, presente em já obsoletos DVDs e fitas de vídeo que eram colecionados a tapa por fãs.

Novamente, a magia de se reviver uma era de ouro do rock e da música pop se faz presente, e com a qualidade preciosa que a melhor tecnologia de som e imagem atuais podem oferecer. 

E sabe por que é que isso ainda agita o cenário musical? Por que cargas d'água que uma banda antiga, que fez sucesso há mais de sessenta anos, ainda provoca tanto frisson assim no mercado, ao anunciar mais um lançamento?

A lamentável e deprimente realidade teima em nos mostrar: porque pra quem gosta de música boa de verdade, feita com alma e coração, e não se dispõe a procurar por ela nos recantos alternativos da web e demais mídias por aí, a coisa tá feia, e só resta se apegar ao passado mesmo.





--- x ---

Quer fazer parte do nosso grupo de WhatsApp, e receber nossas postagens e matérias fresquinhas, assim que saem, para ver direto no seu celular? Vem, acho que você vai gostar! 

Aqui:   https://chat.whatsapp.com/L3RhRnX6AlxFFY9SmzsiwS

POR QUE CONTINUAR?

Cultura pop - incluindo música, literatura e cinema - tecnologia, atualidades e críticas sobre costumes e sociedade em geral: temas que noss...