terça-feira, 12 de dezembro de 2023

JÁ OUVIU? RÁDIO HIPPIE MUNDIAL

 

Para quem é fã de boa música das décadas de 1960, 70 e 80, e mais alternativa, com sons não tão comerciais como em outras rádios, assim como eu, uma excelente pedida que eu recomendo bastante é ouvir online a Rádio Hippie Mundial, de São Paulo. "The radio that plays what others don't play". Muito blues, folk, jazz e progressivo, além do bom e velho rock mais tradicional.

De cara, propaganda nenhuma. Nos intervalos entre as músicas, apenas pequenos anúncios das bandas e músicas apresentadas em alguns idiomas além do português, pré-gravados. Muita gente pode não gostar do formato "secretária eletrônica", típico de muitas dessas rádios online, mas em contraste com outras onde rola tanta conversa e publicidade, que sobra pouquíssimo para a música de verdade, eu até prefiro assim. 

Procurei informações mais apuradas sobre a equipe responsável pela programação da estação na web, mas não encontrei. O que acho importante mesmo é frisar que, além de estar disponível nas principais plataformas digitais para transmissão e streaming (como o popular 'Radios Online', para smartphones), foi através da Rádio Hippie Mundial que tomei contato (ou aprofundei meus conhecimentos) com bandas que dificilmente eu encontraria ouvindo outras rádios. Eis aqui algumas delas:

Thunder and Roses: pedrada hard rock norte-americana do final dos anos 60, foram um power trio que surgiu na Philadelphia, e em seu breve período de existência gravaram um álbum que não deixava nada a dever para monstros da alta sonoridade da época, como Jimi Hendrix e Led Zeppelin. 'King of the Black Sunrise' (1969) é uma obra-prima soterrada pelo tempo e ostracismo.

Thunder and Roses


Thunder and Roses - 'Moon Child'


Bodkin: bebendo naquela fonte boa do início dos anos setenta, que mesclava rock pesado e progressivo, com raivosos duelos entre teclados Hammond e guitarras Gibson, esse grupo escocês de pouquíssimas chances comerciais não reverberou muito além das terras europeias, na época de sua existência. Mas deixou um belo e autointitulado registro, em 1972. 

Bodkin - 'Plastic Man'


The Unspoken Word: o "palavra não falada" talvez tenha sido um dos grupos que melhor condensou aquela sonoridade folk pastoral e entremeada de elementos da psicodelia e do blues, que tanto marcou o final dos anos sessenta. Egressos de Long Island (EUA), tinham um excelente casal de vocalistas, formado por Dede Puma e pela primorosa Zenya Stashuk (também guitarrista), sendo acompanhados por Greg Buis (baixo), Les Singer (bateria) e Angus Macmaster (teclados). Apesar do pouco reconhecimento, deixaram 2 belos álbuns: 'Tuesday April 19th' (1968) e 'Unspoken Word' (1970).

The Unspoken Word - 'Around and Around'

  

Clear Light: talvez a mais conhecida de todas as bandas comentadas aqui, o Clear Light teve um moderado sucesso nacional com o seu único álbum, de estreia, autointitulado e lançado em 1967 pela Elektra Records, além de terem sido colegas próximos do mais prestigiado grupo lançado pela gravadora, os Doors, de Jim Morrison. O seu produtor também era o mesmo dos Doors, Paul Rothchild. Mas durante a gravação do disco, ele teve alguns problemas com o Clear Light, achando seus músicos muito primários e indisciplinados. Na verdade, eles tinham um approach mais 'punk' e uma atitude mais desleixada em relação ao show business, que fez com que eles desmanchassem o grupo ainda quando estavam começando a produzir seu segundo álbum, nunca terminado. Mas mesmo em sua curta trajetória, produziram belíssimas pérolas do pop rock psicodélico, como "Mr. Blue" e "Black Roses", um single de relativo sucesso nas paradas da época. Curiosidade: pela sua formação, passaram inicialmente o renomado cantor folk Barry McGuire (que ficou bastante famoso depois em carreira solo), e em sua fase final, o ator/cantor Cliff DeYoung.

Clear Light


Clear Light - 'Black Roses'


Blue Effect: fenômeno do rock psicodélico/progressivo da Tchecoslováquia, esse grupo de grande longevidade tinha fortes influências do jazz rock, e só veio a encerrar atividades em 2016, com a morte de seu líder e guitarrista principal, Radim Hladik. Apesar da longa carreira e uma respeitável discografia, nunca tiveram grande sucesso fora das fronteiras europeias. 'Kingdom of Life', lançado em 1972, é seu álbum de maior êxito comercial.

Blue Effect - 'Sun Is So Bright'


Kahvas Jute: esse combo originado na Austrália nos anos finais da década de sessenta teria, em suas fileiras, o baixista Bob Daisley (depois famoso por seus trabalhos com Ozzy Osbourne e Black Sabbath), e ex-roadies do Led Zeppelin, como o guitarrista Dennis Wilson. Faziam um som de respeito, elaborado a partir das melhores fórmulas do blues pesado, e dosado com influências de folk. Rezando na mesma cartilha de bandas históricas como Cream e Mountain, o Kahvas Jute infelizmente também durou só um disco, o clássico 'Wide Open', de 1971.




Kahvas Jute - 'I Can't Stop'


November: se você der uma busca pela obra desse lendário grupo sueco na web, você vai encontrar 3 discos dos anos setenta que são petardos poderosos, e pode achar até difícil pronunciar os nomes das músicas (eu incluso), visto que, a partir de um certo momento, o trio resolveu parar de usar o inglês, e compor e cantar somente em sua língua pátria. Mas deixando isso de lado, acredite: é um dos mais perfeitos e bem tocados exemplares do que chamamos de clássico hard rock setentista. Existiram no período de 1969 a 1972.

November


November - 'Tillbaks Till Stockholm'


Fanny Adams: outro grupo australiano fantástico, que também sofreu da maldição de um disco só. O Fanny Adams prometia muito, pois contava  em suas fileiras com excelentes músicos da cena rock australiana e inglesa dos início dos anos setenta, que já haviam trabalhado com bandas como Bee Gees e The Aztecs. Mas, apesar do primor que é o seu único disco, de 1971, com um rock pesado e denso no talo, a coisa não foi pra frente.

Fanny Adams


Fanny Adams - 'Ain't No Loving Left'

Segue aqui um link para conferir a Rádio Hippie Mundial direto do seu site na internet: https://ramobond.wixsite.com/radiohippiemundial


--- x ---

Quer fazer parte do nosso grupo de WhatsApp, e receber nossas postagens e matérias fresquinhas, assim que saem, para ver direto no seu celular? Vem, acho que você vai gostar! 

Clica ou toca aqui:   https://chat.whatsapp.com/L3RhRnX6AlxFFY9SmzsiwS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS FACES DO MAL, SEGUNDO FRIEDKIN

Para o icônico diretor de cinema William Friedkin - falecido há pouco mais de um ano, em 7 de agosto de 2023, aos 87 anos - a vida do ser h...